Como higienizar corretamente as escolas para garantir segurança

Publicado em: 10/08/2020

A retomada do funcionamento das escolas ainda é tímida em várias cidades do país. Na Bahia e em Sergipe as autoridades sanitárias ainda não definiram a data de retorno, mas os estabelecimentos de ensino já estão se preparando para quando vier a acontecer.

A Allia, em conjunto com os integrantes da sua rede em todo o país, elaborou um manual com orientações sobre processos de higienização das escolas a fim de dar segurança aos alunos e profissionais. A Fiocruz e a Fundação Nacional de Escolas Particulares também elaboraram manuais sobre biossegurança na reabertura das escolas no contexto da Covid-19.

Veja um resumo destas orientações.

No ambiente interno:

A escola deve manter um checklist diário de higienização e limpeza mantido em local visível. Na análise de risco, serão definidos os pontos críticos dos locais onde as equipes de limpeza irão agir. Ao escolher os produtos a serem usados na higienização é melhor optar por uma linha profissional que possa garantir resultados eficazes.

O ambiente da escola deve ser ventilado ao menos duas vezes ao dia, por 30 minutos cada vez. Se a opção for utilizar o ar-condicionado é preciso certificar que os filtros estão limpos e com a manutenção preventiva em dia.

As lixeiras devem ter tampas com acionamento automático ou com pedal,  para que sejam abertas sem o uso das mãos.

Como receber os alunos:

Logo na entrada, a escola deve fazer uma barreira de contenção, disponibilizando estação para higienização das mãos. Todos os alunos devem ter a temperatura aferida ao chegar à escola, caso algum aluno apresente sintoma de febre e/ou síndrome gripal, a escola deve orientá-lo a retornar para casa e procurar atendimento médico.

Se houver fila na entrada, faça marcações no piso para orientar o distanciamento de 1,5 a 2m entre os alunos. A escola deve orientar para que não haja apertos de mão ou outro tipo de contato físico na saudação entre as pessoas. É interessante a escola usar a criatividade e sugerir outras formas de saudação.

A instituição de ensino deve incentivar alunos e profissionais a fazer uso de estações de autoatendimento para higienizar carteiras, mesas e áreas de trabalho. Esta atitude dá mais segurança e controle a cada um e garante mais agilidade no trabalho dos operadores da limpeza.

Nunca é demais fazer peças de comunicação como cartazes para lembrar que o uso de máscaras é obrigatório para todos e que não devem tocar olhos, nariz e boca, além de fazer a contenção a tosse ou espirros deve ser feita com a parte de dentro do cotovelo ou com lenços descartáveis – evitando assim a projeção de gotículas no ambiente.

Nos banheiros:

É um espaço que exige muita atenção e orientações para novos comportamentos dos usuários. A escola deve realizar as seguintes ações:

  • Disponibilizar sabonete e manter os dispensers funcionando e abastecidos;
  • Dar preferência à utilização de papel toalha descartável e não toalha de pano ou secador de mãos, pois estes podem manter e/ou aumentar a contaminação por vírus;
  • Fixar em local visível no banheiro informativo que comprove que o ambiente está sendo higienizado com frequência;
  • Avaliar a possibilidade da presença de alguém nos banheiros para desinfetar superfícies que são tocadas com frequência (interruptores, descargas, portas e fechaduras de cabines, torneiras, maçanetas, etc.);
  • Controlar o número de alunos nos banheiros;
  • Orientar os usuários a usar o papel para fechar a torneira após lavar as mãos e, quando for sair, abrir a maçaneta do banheiro com o papel que secou as mãos e descartar no lixo externo.

Nas salas de aulas e corredores

A equipe de higienização deve dar atenção aos pontos mais críticos como: bebedouros, corrimãos, pontos críticos do banheiro e maçanetas da recepção. As salas de aula e salas administrativas devem ter estações de autoatendimento para limpeza de carteiras e mesas de trabalho. Para a assepsia das mãos o álcool gel 70% ou outro antisséptico deve estar disponível e com fácil acesso a todos.

A organização das carteiras precisa garantir o distanciamento social de 2m entre as pessoas, cadeiras e mesas devem ser higienizadas a cada troca de turno.

Para ter acesso ao conteúdo completo do guia elaborado pela equipe da Allia e sua rede clique aqui.

 

Produtos e Serviços Relacionados

Posts Relacionados

Cuidados na reabertura de restaurantes

Os restaurantes, lanchonetes, cafeterias e bares já podem ser...

COMPRAR