Cuidados na reabertura de restaurantes

Publicado em: 08/09/2020

Os restaurantes, lanchonetes, cafeterias e bares já podem ser reabertos na maior parte das cidades brasileiras. Mas é preciso muita atenção com as novas regras definidas pelas autoridades sanitárias para proteger clientes e profissionais do contágio pelo coronavírus.  A Rede Allia, em conjunto com seus associados, elaborou um guia detalhado sobre quais medidas devem ser tomadas e como manter o estabelecimento seguro. Um trabalho realizado a muitas mãos e com a experiência e o conhecimento técnico de quem está há muito tempo na linha de frente junto aos seus clientes.

No ambiente interno

Uma prática já consagrada e que deve ser valorizada: manter um check list diário de limpeza e higienização exposto em local visível. Usar somente soluções profissionais com aprovação da vigilância sanitária, fabricado por empresa idônea e com ficha técnica detalhada.

Ventile bem o ambiente ao menos duas vezes ao dia por uns 30 minutos cada vez. Se a opção for usar ar condicionado, certifique-se de que os filtros estejam limpos e que a manutenção esteja em dia.

Nos buffets

A comunicação ativa e eficaz com os clientes é ponto primordial: coloque em local visível com uma linguagem amigável que o uso de máscaras é obrigatório para evitar contaminação (pela respiração e ou aspergir gotículas contaminadas sobre a comida). Mantenha sempre disponível solução sanitizante à base de álcool para a higienização das mãos e luvas descartáveis para evitar contato direto com conchas/talheres e pinças.

Nas mesas

Os cardápios devem ser higienizados constantemente, uma opção interessante é produzir cardápios impressos descartáveis e aproveitar o verso para comunicar as providências tomadas para aumentar a segurança dos clientes.

Os pratos, talheres e copos devem ser colocados na mesa, somente depois que o cliente já esteja sentado. Isto dará a ele a segurança de que estes objetos não ficaram expostos. Os temperos e condimentos devem ser oferecidos em sachês individuais.

Mesas e cadeiras devem ser higienizadas a cada troca de cliente, procure usar produtos sem cheiro e que não deixem resíduos.

Nos banheiros

Não deixe faltar sabonete nos dispensers, opte pela utilização de papel toalha descartável. Fixe em local visível informativo que comprove que o local está sendo higienizado com frequência.

Cuidado com os profissionais

Se possível, teste a temperatura de todos quando chegarem ao local de trabalho, caso tenha febre ou algum sintoma gripal peça para procurar um médico e solicite atestado para que fique em casa.

Todos devem usar máscara e antisséptico alcoólico sem enxague. Peça aos profissionais que evitem esfregar as mãos nos olhos e/ou nariz e, se isso acontecer, higienizem as mãos imediatamente.

Como receber e atender o cliente

Coloque na entrada uma estação para a higienização das mãos, se houver fila, distribua senhas descartáveis e peça que mantenham distância de 1,5 a 2m entre as pessoas. Ofereça solução de álcool gel no momento do pagamento, para que possam limpar as mãos após tocar na máquina de cartão ou no dinheiro.

Para receber produtos de fornecedores

Coloque uma barreira de contenção na entrada com álcool gel para higienização das mãos e tapete sanitizante para evitar a possibilidade de propagação dentro do estabelecimento. Instrua para que seja usado luva durante todo o processo de entrega.

No momento de conferencia da nota, procure ter uma via para cada pessoa que participar desta ação, isto vai evitar o compartilhamento de caneta e papel. Higienize todas as superfícies tocadas no ato do recebimento.

Institua uma rotina de todos os funcionários lavarem mãos, rosto e nariz antes e depois de cada recebimento com sabonete líquido, spray ou espuma, com poder antisséptico.

Delivery seguro

Forneça um kit de higiene ao entregador e o oriente sobre a frequência do uso. Dê preferência ao pagamento via aplicativo, mas, caso seja necessário usar máquina de cartão, embale-a em filme plástico e oriente o entregador a fazer a higienização antes e após a utilização. O entregador deve utilizar uniforme limpo e adequado (mangas e calça comprida), máscara e luvas.

Para ter acesso ao conteúdo completo deste guia, clique aqui.

 

 

Produtos e Serviços Relacionados

Posts Relacionados

Como higienizar corretamente as escolas para garantir segurança

A retomada do funcionamento das escolas ainda é tímida em várias...

COMPRAR