SUA EMPRESA ESTÁ ALINHADA COM AS MELHORES PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE?
Esse olhar surgiu, sobretudo, como uma necessidade urgente de mudança. Organizações que se preocupam em ser sustentáveis e aplicam práticas com esse pensamento estão na frente de suas concorrentes em muitos aspectos.
Mas afinal, o que é uma empresa sustentável?
A sustentabilidade empresarial exige medidas concretas, em suas atitudes éticas, suas práticas e escolhas. Isso inclui se preocupar com a qualidade do ambiente de trabalho e com a saúde dos colaboradores, como por meio de ações e programas que promovam o desenvolvimento social local. Sustentabilidade não tem tamanho. Ela está ligada à cultura empresarial e às práticas de atuação, ou seja, qualquer empresa, pequeno negócio ou uma grande corporação, pode e deve atuar de forma sustentável e ética.
E quais as vantagens?
Muito se pensou que a adoção de práticas sustentáveis gerava um custo maior para as empresas. Contudo, à medida que a sociedade foi se reeducando sobre o assunto e os problemas ambientais se agravando, ficou claro que ser uma empresa sustentável na verdade traz inúmeras vantagens.
- Imagem positiva da empresa – Diante dos seus clientes e mercado de trabalho;
- Aumento na eficiência e redução de custos – Por meio de práticas de reciclagem, reaproveitamento de água e eliminação de desperdícios;
- Maior produtividade e satisfação dos colaboradores– Um ambiente sustentável promove a eficiência no trabalho e aumenta a produtividade;
- Redução no impacto ambiental – O descarte desenfreado de produtos influencia negativamente no meio ambiente;
- Valorização de mercado –Empresas que possuem uma cultura de sustentabilidade consolidada garantem maior credibilidade, inclusive por investidores;
- Menor rotatividade e atração de profissionais mais qualificados – Empresas reconhecidas pela sustentabilidade cada vez mais são as preferidas dos profissionais mais qualificados.
RELAÇÃO ENTRE HIGIENIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Quanto mais eficiente a limpeza, mais sustentável a empresa.
- A eficiência do processo de higiene profissional depende da união de pelo menos três fatores: produtos, equipamentos e profissionais. O uso de materiais e equipamentos apropriados utilizados por profissionais treinados reforça o ideal que toda a sua comunidade, interna e externa, precisa abraçar: a valorização do meio ambiente.
- Os produtos de limpeza podem deixar inúmeras substâncias e agentes no meio ambiente. Estas substâncias podem estar presentes nos detergentes e sabão em pó, por exemplo. Tudo isso interfere nos níveis de oxigênio da água, influenciando negativamente na busca por uma limpeza sustentável.
CUIDADOS NECESSÁRIOS NO USO DE PRODUTOS DE LIMPEZA
- Selecionar produtos adequados às necessidades específicas;
- Optar por produtos de linha profissional;
- Não misturar produtos químicos;
- Capacitar as equipes de serviço para o uso correto dos produtos e processos eficientes de limpeza;
- Armazenar os produtos com segurança e responsabilidade;
- Consumir produtos de empresas que respeitem os princípios de sustentabilidade.
A Sanifica está alinhada com os melhores princípios de sustentabilidade, através de ações éticas e práticas. Como na promoção do desenvolvimento social da empresa e no processo de uso dos produtos, desde a sua matéria-prima, com produtos biodegradáveis, até a diluição de químicos, contribuindo com a redução do impacto ambiental em seu descarte.
Linha Sax:
Os sacos da Linha Sax são sustentáveis, porque são fabricados com matéria 100% reciclada.
Linha Higindoor:
Toda a linha Higindoor é produzida com matérias-primas biodegradáveis, gerando assim menor impacto ambiental no seu descarte. Esses produtos químicos reduzem enormemente o descarte de embalagens plásticas devido aos seus altos níveis de concentração. O Higindoor 376 na embalagem de 1L, por exemplo, equivale a 500 embalagens plásticas de 500 ml, de limpa vidros de uso doméstico encontradas em supermercados. Os produtos Higindoor 222, 615 e 258 são à base de Peróxido de Hidrogênio, que é altamente volátil, e se decompõe de maneira rápida e fácil quando entra em contato com o ar ou a água, por isso é considerado mais seguro para o meio ambiente.